quinta-feira, 4 de junho de 2009
conhecer as possibilidadess do recurso metodoloógico
O professor precisa na medida do possivel conhecer os recursos metodológicos que estao a sua disposiçao (filme, música, etc.), nao é tão simples organizar aulas com a utilização dos mesmos, pois, se o objetivo no caso do filme é preciso começar por considerar o histórico do uso do cinema como recurso didático. Para o trabalho qualitativo e significativo da aprendizagem através do uso fílmico, o professor precisa ser o mediador para a construção do mesmo, por isto: "ao escolher um ou outro filme para incluir nas suas atividades escolares[...] deve levar em conta o problema da adequação e da abordagem por meio de reflexão prévia sobre seus objetivos gerais e específicos. Os fatores que costumam influir no desenvolvimento das atividades são: possibilidades técnicas e organizativas na exibição de um filme para a classe; articulação com o currículo e/ou conteúdos discutidos, [...] adequação a faixa etária e etapa especifica da classe na relação ensino-aprendizagem. (Marcos Napolitano. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003, p.16). Dentre este livro, existem muitos outros que podem nos instrumentalizar no uso dos recuros metodológicos, a fim de que possamos utilizá-los de forma construtiva e responsável. Bjus.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário